Sunday, April 12, 2009

#12 No Europeu | acabou...

Nos últimos dias de Europeu não houve muito tempo livre e não consegui actualizar o blog em condições. Fica então aqui a recta final do campeonato:

Dia livre:

Depois do almoço no hotel falei com o Johnny Meersman (observador do meu jogo
Croácia - Israel) que me deu algumas dicas em relação à gestão da mellée, som do apito, gestão das infracções repetidas. Marquei 28 PPenalidade/PLivres.

Durante a tarde subimos o teleférico de Toulon e vimos as vistas da cidade.

Jantámos com o boss do Comité de Rugby da Cote D'Azur e alguns juízes de touche e 4ºs árbitros.


3º jogo:

O meu 3º jogo (Holanda 54 - Ucrânia 3) foi um jogo engraçado de se arbitrar mas trabalhoso já que os Ucranianos não falavam nenhuma língua normal (apenas um suplente falava um bocado de francês e outro bocado de inglês) e a comunicação foi bastante difícil.
Antes do jogo o presidente da federação holandesa disse-me que estava espantado de ver um árbitro português que não fosse o Mourinha! no final veio-me dar os parabéns pela arbitragem e deu-me uma gravata.
Infelizmente tive que mostrar 4 amarelos, dois deles ao capitão Ucraniano (pontapé no ruck + carga a um jogador sem bola) e consequente vermelho. As mellées quase sempre jogadas com 14 jogadores (por causa dos amarelos) foram relativamente fáceis de gerir, mas as penalidades foram muitas contra a Ucrânia pois era muito difícil conseguir fazer prevenção de faltas com eles.
Quem me observou foi o Patrick Robin que não consegui falar comigo pessoalmente e vai mandar-me o relatório + algumas dicas.

4º jogo:

Às 8h15 da matina saí do hotel em direcção ao campo do La Sayne para arbitrar o meu último jogo: Israel vs Arménia.
Com o resultado final de 10-25 para a Arménia foi um jogo disputado e equilibrado mas fraco em termos técnicos.

No comments: